segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Alusões & Olhares























"Se alguém tiver uma vassoura de pernas para o ar, quer dizer que não és bem-vindo. Se te oferecerem um tipo de arroz com chá verde, quer dizer vai te embora imediatamente".
Realmente, Kyoto faz jus à sua reputação de ser o lugar onde as pessoas mais escondem os seus sentimentos. Claro que fiquei apreensivo, receoso de ofender alguém por uma ou outra atitude ignorante, mas na verdade o pouco tempo de que estive lá deu para perceber que o fenómeno de civismo japonês também se propaga até aqui.
Kyoto é uma cidade bastante visitada por turistas daí ser normal tropeçar em conversas em espanhol, francês, algum português-com-açúcar e mandarim, nos locais à sombra perto das máquinas de venda de gelados ou refrigerantes onde se tenta em vão escapar do calor de 37 graus de elevada humidade. Neste ponto devo dizer que em Tokyo, se andar 120s numa qualquer direcção encontro sempre máquinas de vendas automáticas, e Kyoto também respeita esse pequeno adágio, não fosse também uma das principais cidades do Japão.
Mas é diferente.
Pergunto-me que direito tenho eu de comparar Kyoto com Tokyo, por exemplo, como se eu conhecesse alguma coisa de Tokyo realmente. Mas não consigo escapar de cometer essa presunção e manter Tokyo como um ponto de referência debaixo de uma sombra distante na imagem que vejo.
Kyoto é orgulhosa. Silenciosamente orgulhosa. Como alguém que se conhece e depois de alguma troca de palavras ou qualquer interacção se fica com a impressão de que existe mais para além da superficialidade cordial que a pessoa mostra. Acho que todos já tivemos esta sensação, de nos apercebermos de alguém assim, algo antigo e especial que algumas pessoas reflectem debaixo de uma certa luz. Fenómeno raro, facilmente passa despercebido ou por vezes preferimos ignorar por nos fazer enfrentar a nossa própria mediocridade.
Kyoto dá-nos esse olhar de "sei algo que vocês não sabem" com sorriso torcido, como que a dizer que a perca é nossa se não quisermos saber. Dura e fechada de longe: nada mais longe da verdade.
Kyoto é gentil.
Orgulhosa e gentil. De facto, tão é assim que se orgulha de ser gentil. Pode ser difícil de entender, mas quanto mais temos algo em que nos orgulhar, menos somos algo de que nos podemos orgulhar. Mas Kyoto é especial o suficiente para saber ser especial; ter algo que se orgulhar e agir com humildade e gentileza. Estes dois aspectos são tão, tão raros e bonitos que surpassam tudo o resto. Pode ser o feito mais incrível, se não for tratado com humildade e gentileza irá sujar, e passar despercebido pelo mundo.
Acho que as pessoas aqui sabem disto, muito mais que eu, e perpetuam este sentimento. É por isso que por vezes me sinto deslumbrado com todas as coisas maravilhosas que vejo aqui e as pessoas são das mais simpáticas que já conheci. Uma vez disseram-me que era o espírito do bushido, o código de vida morte e honra pelo qual os samurais se regiam que continua a ser aplicado no respeito ao próximo.

Kyoto é, se algo, memorável. Quase que pavimentada com todo tipo de templos, um mais esplendoroso que o outro, está mais próxima de um passado cultural ligado com crenças budistas e xintoístas. Existem tantos protocolos diferentes para se comportar de templo para templo que por vezes penso que é só para gozar com os turistas: toca o sino, bate palmas, levanta o peso, anda de olhos fechados, bebe água das três fontes, é tudo tão diferente e novo que é difícil manter em mente que aquilo são as crenças de milhões de pessoas e não superstições.

Ah, e já agora, é mesmo ouro!
P.S. comi as melhores batatas fritas de sempre: o hamburgueer era bom, mas as batatas, pff... Daa pa escolher um de 7 sabores para as batatas, depois tinham mais outros molhos que podias tirar de graça pa pores nelas...so nao pus a foto pa nao fazer inveja :P
Fotos:
1-Kinkakuhi, o templo dourado
2-idem
3-templo zen, jardim de rocha
4-não me lembro do nome do local...
5- uma montanha para passear que tem 1300 destes portões. enorme. (perdi.me e tudo...)
6-kyomizu dera, entrada
7-Kyomizudera, parte de cima, depois da entrada























2 comentários:

  1. Damn Jesus, you are like the Mack Daddy of words xD btw nice pics br0, keep'em comin'

    ResponderEliminar
  2. Anon delivers! levou algum tempo mas tao aqui! Thks bro

    ResponderEliminar