domingo, 12 de setembro de 2010

Todos os comboios são locais.






















Quando pesquisei por hikawa camping no google, esperava ter alguma ideia de onde era o ver mais ou menos como seria o local onde íamos acampar este fim de semana. Nunca esperei ir bater a algo como GayJapanNews, que iria ter um acampamento no mesmo sítio...mas no fim de semana seguinte! Passou perto essa...

Okutama é uma imensidão de verdes montes que se erguem como incisivos que querem rasgar um céu azul. Perdida a umas 2h ao sudoeste de Tokyo. A distância não é assim tanta, mas a zona
é algo isolada, e o comboios são um pouco antigos e vagarosos, bruscos nos arranques e ruidosos nas paragens. Não existem expressos aqui, o que quer dizer que todos os comboios param em todas as paragens: "locais", dizem. E é exactamente assim que quero que minha "viagem de comboio" seja: local. Quero ver o local, onde se encontra e o porquê da graça que exibe. É isto que quero do Japão: locais, não expressos pragmáticos e resumidos a factos. Quero avistar mais e mais longe estes locais.
E que locais esses.
Partimos de manhã cedo, o que tornou o embalo do comboio ainda mais entorpededor. No último comboio, sabendo que a viagem ia demorar mais de uma hora, acabei encostando a cabeça uns momentos. Saímos do panorama citadino carregado de Tokyo em pouco tempo, e o verde começou a se fazer ver, subtilmente. Mais plantas, árvores, jardins, casas mais pequenas até que entrei num túnel e não abri os olhos ao sair. Baixando com a cabeça cada vez mais até que eventualmente o balanço fez com que abrisse os olhos. Todo o resquício de Tokyo que ainda se fazia sentir tinha desaparecido. Estava perdido nos montes verdes, sem ideia de como cheguei aqui. Senti como se tivéssemos passado por um túnel de centenas de quilómetros e tivesse dormido 2 horas.
A cidade rural típica japonesa perdida nas montanhas era algo que ainda não tinha tido a oportunidade de ver. Tão calma e isolada, tão dentro de florestas densas que tenho sempre a sensação de como teria sido crescer num sítio desses. Muitas vezes fantasio essa questão, em sítios particularmente interessantes. Correr floresta dentro e perder-me de tudo saltando através do chão irregular, colocar a mão no vidro de uma janela entre a neve a cair e um calor ao redor.
Íamos acampar junto ao riacho que corre por lá, mesmo fora da cidade, numa espécie de vale de rocha e musgo. Claro que quando digo acampar quero dizer em cabanas de madeira que povoam a floresta junto à margem do rio, alugadas às pessoas. De partir melancias com espadas de madeira ao churrasco típico japonês (yakiniku...meu deus tao delicioso!), foi um dia cansativo para mim e para as outras 96 pessoas que foram connosco. Tanta comida, tanta coisa para lavar e fazer e nem atrasou 5 minutos. Devo dizer que dormir de noite num tatami é um luxo no que respeita a acampamento.
Na manhã seguinte tinhamos de fazer o checkout até às 9, o que implicava acordar para o pequeno almoço às 7 da manhã. Sopa. Imediatamente pensei que deveria ter comido ainda mais no churrasco delicioso de ontem. Tenho de aprender a fazer (ou identificar no supermercado) aquele molho delicioso de yakiniku.
O comboio de volta, ainda mais vagaroso fazia o so forte da manhã parecer tal noite tão escura. Tão escura era essa noite em meu sono que fui novamente incapaz de encontrar o limite entre Tokyo e os montes verdes de Okutama.
Voltei ainda agora para casa, onde vos escrevo, depois de algumas horas de molho na banheira.

Ah, pois é, esqueci de vos dizer. Aparentemente as personagens do GayJapan foram este fim de semana lá também. Só que eram da divisão feminina...

FOTOS:
a última foi em Miyajima, quando formos a Hiroshima,


4 comentários:

  1. Eles forcaram-te a ficar escondido atras na pic, DIDN'T THEY?! :P Keep'em coming.

    ResponderEliminar
  2. Nãã, disseram pó pessoal mais porreiro pa ir mais pa trás:p
    mas depois de 12.5h de autocarro queria era me esconder;P

    ResponderEliminar
  3. No pics from the games convention?! bollocks! Btw ve se arranjas o Darksiders pa PC, ta ao estilo do Devil may cry, pretty cool!

    ResponderEliminar
  4. É pra já! nao passa deste fim de semana, logo que tenha um tempinho pa respirar

    ResponderEliminar