sábado, 23 de outubro de 2010

A vida ao minuto







Umas de muitas das coisas que adoro aqui é o sistema de transportes públicos, em particular os comboios e seus reconfortantes horários... Isto porque a precisão e fidelidade de ter um comboio de 5 em 5 minutos que respeita o horário estabelecido não pode ser fácil de conseguir, ou sequer explicar a alguém como nós, tão habituados a ponteiros de relógio portugueses, tão...largos na ponta. E quando digo que os comboios são precisos aqui, digo-o porque se o ecrã diz 14h:23m, é porque às 14:24:10s o comboio já não está lá. Por vezes penso que se estivesse de costas para os trilhos no sítio de onde uma das portas do comboio estaria, a olhar para o relógio e de ouvidos tapados e desse um passo para trás na hora certa, entraria no comboio. Hmm... Até para descrever esse passo para trás por hábito me refiro a uma noção como "hora certa", tão portuguesa a expressão; quando todo mundo se refere a um momento temporal como esse com uma expressão diferente como "tempo". Talvez seja um reflexo cultural, perguntar pelas "horas" em vez do "tempo", porque para nós pode não ter grande importância e como tal a informação permite-se ter uma tolerância (leia-se: imprecisão) maior.
Ahh; Vivia e descrevia meu tempo com enormes incrementos, mas aqui a resolução é muito maior, e a certeza minuta que permite é seguramente uma metáfora secreta da sociedade presente neste lugar; ao ritmo que os eventos decorrem aqui é uma necessidade, mas eu felizmente posso aprecia-la como um luxo ;P
Todos os dias descubro algo tão fixe que penso imediatamente que tenho que partilhar com alguém, mas acabo não me lembrando de nada depois. Daí que decidi escrever algumas das pequeninas coisas que tornam os meus dias tão interessantes

1-Batatas fritas com pedacinhos de queijo.
2-1,000,000,000,000 de diferentes tipos de bolinhos e comidas deliciosas, de Mellon-Pan a Yakiniku, (churrasco japonês)
3-Escovas de dentes descartáveis já vêm com pasta posta, só acrescentar água

4-Código que tenho de por para entrar no edifício muda sempre aleatoriamente a posição dos números no visor

5-O quadro branco de escrever da sala onde tenho as reuniões de sexta feira tem um scanner e impressora para imprimir o que foi lá escrito

6-Num centro comercial, fui pedir a comida e deram-me um relógio. Quando a comida estiver pronto aquilo começa a apitar para a pessoa ir la buscar

7- As sanitas. se não sabem porquÊ, não vou explicar

8-MacDonalds tem novos hamburguers so para aqui

9-No supermercado muitas coisas vendem recargas, em vez de embalagens novas: de tudo desde sabão, molhos, tudo leva recargas mais baratas do que a embalagem.

10- o porta-chaves com um led em formato de ursinho que veio no meu cafe nao é apenas uma lanterninha, mas a luz tem na lente gravada uma mensagem que aparece na projecção.

11- Na maior parte dos sitios, quando chove metem a porta um dispensor de saquinhos de plastico transparentes para as pessoas porem os guarda chuvas molhados la dentro para nao molharem o interior. A saida tem um sitio para os por de volta
12- chicletes embrulhados individualemtne com instrucções sobre como mascar pastilha elastica...talk about a nanny state...

13- ESpecial: não e propriamente um pormenor, mas os Onsen, banhos termais japoneses são algo que devíamos importar, em especial o "banho eléctrico". (sim, é verdade.)
e isto foi so o que lembrei de repente. nas fotos vai uma num recanto na cantina do 3 andar onde tive a minha festa de boas vindas, da pa ver um chefe a ser servido, e sim, diz mesmo galo de barcelos la escrito

2 comentários:

  1. Boas Cristovão, tou a ver que te estas a portar bem por esses lados, descobri o teu blog por acaso,tive a ler algumas coias,parece que a vida por aí dá muitas voltas.
    Muitas felicidades e um abraço

    Henrique.

    ResponderEliminar