domingo, 14 de novembro de 2010

Sorriso torcido























Tokyo tem todo um ritmo diferente, que se deixa deixar de ser estranho. Dentro de meu quarto, na zona sul de Tokyo perto do rio Tama, sinto a chuva de ontem que ainda persiste em se fazer sentir.
Saio.
Sigo seguindo pela noite a sensação surda mas presente das batidas do coração de Tokyo que ressoam em mim; uma reverberação que serve de indício para um espaço dentro de mim que permite esse eco.

Estou num comboio, num comboio como qualquer outro, num comboio que me parece sempre o mesmo, não sei bem porquê. Mas quando, por cansaço, minha fronte encontra o frio do vidro da janela vejo suas veias de luz e cor que parecem acelerar mais e mais e mais, rasgando furiosamente o escuro numa expansão de sua multiplicidade desenfreada. Tanto o algo como o tudo parecem crescer lá fora, pessoas e luz e movimento e som e de repente
apercebo-me.
Que ainda é de dia aqui.

Quando volto e olho através da mesma janela vejo agora as luzes a desaparecerem numa calma serena e maré de silêncio crescente, até que eventualmente me apercebo no escuro que um par de olhos familiares encontra os meus. E a razão para o sorriso torcido que esse alguém exibe para mim é simples: sexta feira tive a minha apresentação final, recebi o certificado dourado e meu último dia de trabalho é na segunda!:D:D:D:D :D e também ouvi finalmente o que secretamente queria ouvir desde que cheguei aqui :D:D
Um enorme factor social é a contemplação da mudança da folhagem, e algumas florestas do Japão estão repletas da Red Mapple, a árvore do Canadá, que faz para espectáculos incríveis que rivalizam em popularidade com as Sakura. Ver uma montanha toda vermelha e laranja tem algo que se diga, mas infelizmente é só mais para a frente que fica totalmente, e como fui ao Mt. Takao ( pertinho da fronteira oeste de Tokyo, da para ver das fotos) semana passada não tava totalmente, mas deu para me fazer juntar aos suspiros de admiração colectivos quando uma chuva dourada de folhas começou a descer por causa de um vento nas árvores que estavam por cima de nós....pff. incrível.
E fui à Torre de Tokyo, 333m. Dá para ver a Rainbow Brigde ao fundo à esquerda.

Lembrei de outras 3 coisas engraçadas que vi por cá:

Bastões para cegos com uma rodinha na ponta (genial....)


Limpadores de óculos tipo recipiente com água ultrasónicos na rua em frente a lojas para as pessoas mergulharem lá pa limpar


Temporizadores para os semáforos dos peões. tem umas barrinhas de luz que vão acabando ao lado dos símbolos de andar e nao andar, assim a pessoa não tem que ficar desesperada a pensar " mas afinal quanto tempo já passou?" ou "Acho que esta (insira palavra aqui) está estragada..." *vá lá, quem nunca pensou isto? :D*




3 comentários:

  1. Gratz on the golden egg! Great pics and see you soon!

    ResponderEliminar
  2. Desde que falei com o Pacato e que ele me falou do teu blog que o tenho seguido.
    Não sei se já te disse mas admiro-te pela tua perseverança e teres conseguido conquistado isto tudo! Deves estar a ter a experiência da tua vida e mereces! É um orgulho conhecer-te e saber todo o teu trabalho por aí. Fascinou-me o teu blog e deu uma vontade enorme de dar um pulinho a esse lado do mundo! ;) Parabéns mais uma vez, mesmo sabendo que tudo está a "acabar"!
    Deixo uma beijoca bem grande com saudades de me "pegar" contigo! *

    P.S.: Depois tens que divulgar o significado do 156th Elsewhere, fiquei curiosa.

    Ass.: Vilma Azevedo

    ResponderEliminar